Sessões voltam a ser realizadas às 18h

Sessões voltam a ser realizadas às 18h

Ícaro espera que, com o novo horário para as sessões de 2019, a população compareça

Com o objetivo de facilitar a participação da população nas sessões, o vereador Ícaro Francio Severo (PSDB) cobrou, durante uma entrevista ao Programa SBT Comunidade, que as sessões ordinárias da Câmara Municipal fossem realizadas em um novo horário.

Aliado à cobrança de outros vereadores, o vereador-presidente do Legislativo, Remídio Kuntz (PR), determinou, por meio da Portaria nº 042/2019, que as sessões ordinárias de 2019 serão realizadas às 18h.

De acordo com Remídio, as sessões ordinárias serão realizadas às 18h, em fase experimental, durante dois meses. “Caso a população compareça às sessões nesse período, vamos manter esse horário. Porém, se não houver o comparecimento das pessoas, vamos voltar a realizar as sessões no período da tarde, porque as sessões à noite implicam em maior gasto de energia e pagamento de horas extras para servidores”, explicou Remídio.

Conforme estabelece o protocolo Legislativo, as sessões ordinárias iniciam às 18h com: a leitura da ata da sessão anterior; apresentação das correspondências recebidas e expedidas; e breves comunicações dos vereadores. Somente após esse rito é que se inicia a leitura das matérias que serão encaminhadas às comissões competentes e a votação das matérias da ordem do dia.

“Ainda que muitos munícipes trabalhem até às 18h, até que seja realizada toda essa leitura e cumprido esses procedimentos, o trabalhador consegue chegar a tempo de acompanhar as votações”, salientou Ícaro.

A primeira sessão do ano será realizada hoje (4), já no novo horário das 18h. A Câmara Municipal de Sinop está localizada na Avenida das Figueiras, nº 1.835, Setor Comercial.

Histórico de alterações dos horários

No início do mandato, no ano de 2017, o então presidente Ademir Debortoli (MDB) assinou a Portaria nº 076/2017 fixando o horário das sessões às 18h. Cinco meses depois, Ademir antecipou o início das sessões por meio da Portaria nº 145/2017, passando para às 17h.

As sessões ordinárias passaram a ser realizadas às 15h ainda em 2017, mais precisamente no mês de outubro. A fixação do novo horário foi oficializada pela Portaria nº 187/2017. Em janeiro de 2018, ainda sob a presidência de Debortoli, a Portaria nº 005/2018 antecipou as sessões para às 14h30, sendo mantidas nesse horário durante todo o ano.

Por fim, já sob a gestão de Remídio Kuntz, as sessões ordinárias de 2019 voltaram a ser realizadas às 18h. Com o novo horário, Ícaro espera que a população compareça às sessões. “É de fundamental importância que a população acompanhe as sessões, para ficar por dentro de tudo o que está sendo discutido em prol de Sinop. E, mesmo aqueles que não conseguirem acompanhar presencialmente, a transmissão ao vivo pelo YouTube segue disponível”, disse Ícaro.

Weslley Mtchaell – Assessor de Imprensa

Enviar mensagem
Precisa de ajuda?
Olá, tenho uma dúvida!