Ícaro visita Tiro de Guerra e confere as principais demandas

Ícaro visita Tiro de Guerra e confere as principais demandas

Entre as principais demandas, o Tiro de Guerra necessita da troca de parte do telhado

Assim como os combatentes, o vereador Ícaro Francio Severo (PSDB) acordou cedo e, às 5h de hoje (15), compareceu ao Tiro de Guerra de Sinop (nº 09-002). Na oportunidade, o parlamentar buscou conhecer o funcionamento da unidade e as principais demandas de infraestrutura do prédio.

O vereador foi recepcionado pelo subtenente e chefe do Tiro de Guerra de Sinop, Samuel Souza Amaral, e pelo 1º sargento, Vanius Menin Belous. Além de apresentar a estrutura, os militares permitiram que Ícaro acompanhasse todas as atividades da manhã, que acontecem de segunda à sexta entre 5h e 7h.

“À frente do pelotão, agradeci o convite, agradeci a receptividade e me coloquei à disposição para contribuir com o Tiro de Guerra ao que estiver ao meu alcance como legislador municipal”, disse Ícaro.

Conforme explicou o subtenente, o Tiro de Guerra de Sinop é mantido por uma parceria entre o Exército Brasileiro e Prefeitura. Enquanto o Exército se responsabiliza pelo fornecimento das instruções e materiais, a Prefeitura custeia a estrutura, os funcionários (incluindo 4 vigias), material de expediente, apoio com as residências dos oficiais, além do pagamento de água e luz do prédio.

Enquanto instruções militares eram repassadas aos jovens, Amaral fez um apanhado ao vereador das principais demandas estruturais do local, que são: troca do telhado de um dos pavilhões; adequação das instalações elétricas da garagem; aquisição de um palanque móvel (para ser utilizado em cerimônias e desfiles de formaturas); recapeamento do pavimento asfáltico do pátio; e conserto do piso dos pavilhões.

De forma improvisada, uma extensão de energia elétrica é levada de uma das salas do prédio para a garagem da unidade, com o objetivo de ligar as lâmpadas do espaço – já que os jovens chegam ao recinto em um horário em que ainda está escuro.

Outra proposta que visa melhorar o local é a extensão do pátio onde os combatentes desfilam e fazem as atividades, fazendo com que a pista asfaltada faça um círculo em torno do primeiro pavilhão (pavilhão da fachada do prédio), como se fosse uma pista olímpica.

Batalhão do Exército em Sinop

Existe a previsão de instalação de um batalhão do Exército em Sinop. Conforme destacou o subtenente, a cidade é um ponto estratégico para aportar essa base, tendo em vista que na região Norte do Estado só existem tiros de guerra (Sinop, Colíder, Juara e Alta Floresta) e que os batalhões mais próximos estão em municípios distantes (Santarém – PA, Manaus – AM e Porto Velho – RO).

Atualmente o Tiro de Guerra atende 100 jovens. Com a instalação do batalhão do Exército em Sinop, a expectativa é que esse número aumente para até 500 jovens, fazendo com que o Tiro de Guerra deixe de existir.

Weslley Mtchaell – Assessor de Imprensa

Enviar mensagem
Precisa de ajuda?
Olá, tenho uma dúvida!