Ícaro pede preservação de nascente no centro de Sinop

Ícaro pede preservação de nascente no centro de Sinop

Nascente de água está localizada em um imóvel particular, próximo à Unemat

Você sabia que existe uma nascente de água, subterrânea, na região central de Sinop? Essa nascente está localizada em um imóvel de aproximadamente 72,4 mil metros quadrados do bairro Jardim Maringá, mais precisamente no cruzamento da Avenida Dom Henrique Froehlich com a Avenida dos Ingás.

Com o objetivo de preservar essa nascente, o vereador Ícaro Francio Severo (PSDB) elaborou a Indicação nº 656/2019. O parlamentar sugere o reflorestamento do local e a implantação de uma área de lazer acessível ao público.

De acordo com o mapa oficial do município de Sinop, desenvolvido Núcleo de Projetos e Desenvolvimento Urbano de Sinop (Prodeurbs), esse imóvel é de propriedade particular, ou seja, não se trata de uma área institucional ou de posse do Poder Público Municipal. Porém, Ícaro explica que o município pode desapropriar a área com o objetivo de preservar a nascente.

“Essa nascente faz parte da história de Sinop. Pioneiros relatam que ali naquela área havia um banhado, próximo à antiga torre da Rádio Celeste. Ainda que seja uma área particular, entendo que a Prefeitura pode desapropriar e preservar essa nascente que desagua no Ribeirão Nilza”, argumentou Ícaro.

Conforme mostram as imagens ao final da matéria, não há qualquer edificação nessa área, com exceção de outdoors que foram instalados. Também é possível observar que, mesmo após esse longo período de estiagem das chuvas, a vegetação que está nas proximidades da nascente permanece verde.

Ainda sobre esse mesmo assunto, discutido durante a 31ª Sessão Ordinária, Ícaro elaborou o Requerimento nº 155/2019. O vereador busca saber quem é o proprietário do imóvel e se a Prefeitura tem a pretensão de desapropriar essa área em virtude da existência dessa nascente.

O Requerimento foi encaminhado à prefeita Rosana Martinelli (PL). A Indicação, além de ser enviada à chefe do Executivo Municipal, também foi direcionada à secretária de Meio Ambiente, Ivete Mallmann Franke, e ao secretário de Obras e Serviços Urbanos, Edilson Rocha Ribeiro – Ticola.

Weslley Mtchaell – Assessor de Imprensa

Enviar mensagem
Precisa de ajuda?
Olá, tenho uma dúvida!