Vereador é convidado a conhecer instalações da Escola Municipal Rodrigo Damasceno

Vereador é convidado a conhecer instalações da Escola Municipal Rodrigo Damasceno

A convite da diretora Eliane Brasil, o vereador Ícaro Francio Severo (PSDB) visitou, na manhã de hoje (1), as instalações da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Rodrigo Damasceno.

Através dos repasses da Prefeitura e, principalmente, com recursos próprios, a escola arca com as despesas, manutenções e melhorias do prédio. Fundada em 1992 e reformada em 2010, a EMEB Rodrigo Damasceno conta com 20 salas de aula, 76 funcionários e atende 1,1 mil alunos, distribuídos entre os períodos da manhã e da tarde.

Apesar de antiga na cidade, a escola conta com uma estrutura diferenciada. Os alunos possuem à disposição o laboratório de informática, laboratório de ciências, sala de recurso, quadra poliesportiva, sala de balé e judô, e o principal destaque: consultório odontológico.

“O consultório odontológico atende, gratuitamente, os alunos, os pais e toda a comunidade. As crianças que aqui estudam moram em bairros que são desassistidos por uma Unidade Básica de Saúde (UBS) próxima, por exemplo. Por isso fazemos os agendamentos e, na medida do possível, fazemos os atendimentos”, explicou a diretora.

Eliane Brasil aponta que, desde que assumiu a direção da escola em janeiro de 2016, está buscando administrar os recursos da melhor maneira possível. Para ela, o esforço na contenção de gastos e uso consciente do dinheiro já trouxe vários benefícios aos alunos.

Conforme mostra o relatório dos bens existentes na escola quando a diretora assumiu, 10 salas de aula estavam sem ar-condicionado e outros três aparelhos estavam estragados. Atualmente, todas as salas – incluindo os laboratórios de informática, laboratório de ciências e sala de recurso – contam com ar-condicionado, sobrando, inclusive, dois aparelhos reserva.

Ainda com recursos próprios, foi possível a reforma de bebedouros, aquisição de computadores para o laboratório de informática, produção de vasos de plantas com pneus velhos, brinquedos também com pneus inutilizáveis, aquisição de cadeiras confortáveis para a secretaria, além de reorganizar a cozinha com equipamentos em inox.

“Fiquei surpreso com a organização e estrutura da EMEB Rodrigo Damasceno. Conversando com a Eliane, pudemos constatar que por mais que existam as adversidades financeiras, é possível desenvolver um bom trabalho com nossas crianças e proporcionar um bom ambiente de trabalho aos colaboradores. Isso se chama gestão, entusiasmo e amor pelas crianças”, elogiou Ícaro.

Para seguir controlando as despesas, a diretora apontou que pretende implantar lâmpadas de led – que consomem menos energia elétrica – e sensores de presença – que ascendem as luzes apenas ao perceber a movimentação de pessoas no ambiente –  nos banheiros e nas salas de aula. Outro anseio de Eliane é instalar câmeras de segurança no ambiente escolar, almejando maior segurança aos pais e alunos.

A vereadora mirim Laura Primo Schmitt, que é aluna da escola e afilhada de Ícaro no Legislativo, viu essa necessidade e apresentou uma indicação. Laura indicou que o Executivo instale um circuito de segurança completo, com no mínimo 25 câmeras de infravermelho, na unidade.

Weslley Mtchaell – Assessor Parlamentar

Enviar mensagem
Precisa de ajuda?
Olá, tenho uma dúvida!