Projeto de Lei institui a Semana da Dança Sênior, direcionada a idosos e deficientes

Projeto de Lei institui a Semana da Dança Sênior, direcionada a idosos e deficientes

Depois de conhecer o Projeto “De Bem com a Vida”, da professora lotada na Diretoria Municipal de Esportes, Clarice Kotters, o vereador Ícaro Francio Severo (PSDB) elaborou o Projeto de Lei nº 016/2018, que foi aprovado por unanimidade durante a 6ª Sessão Ordinária, realizada na última semana.

A proposta é incluir no calendário esportivo e festivo da cidade a “Semana da Dança Sênior”. Essa modalidade de dança não exige esforço físico, podendo ser executada até com coreografias onde os participantes ficam sentados. Por essa razão, a Dança Sênior é direcionada ao público em geral, em especial às pessoas com mobilidade física reduzida, como, por exemplo, idosos e deficientes físicos e mentais.

Em uma de nossas visitas à Diretoria de Esportes, conhecemos esse belo Projeto que, infelizmente, não é tão divulgado. Sem o respaldo do calendário oficial do município, eles encontram dificuldades para desenvolverem as atividades recreativas, que buscam promover uma reintegração social”, disse Ícaro.

Como sugestão, Clarice indicou que a semana seja realizada, anualmente, próximo ao dia 21 de setembro. Nessa data comemora-se o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência. Programações específicas sobre a Dança Sênior já existem em outros municípios, como Cuiabá-MT e Blumenau-SC.

Além da Dança Sênior, no Projeto “De Bem com a Vida” são desenvolvidas outras atividades a esse público, como: Jogos da Melhor Idade (JOMIS), dança na cadeira de rodas, bocha paraolímpica, atividades de quadra, jogos de tabuleiro e jogos de memória.

As atividades costumam ser realizadas em espaços públicos, praças, entidades e escolas. Mesmo com as dificuldades, no ano de 2017 as atividades foram desenvolvidas em vários locais, como: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Lar Vicentino, EMEB Professora Taciana Jordão, Escola Benedito Santana da Silva Freire (CEJA), Ginásio José Carlos Pasa, Ginásio do Jardim das Violetas, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), além dos bairros Jardim das Nações, Jardim Celeste, Menino Jesus, Jardim Paulista e Jardim América.

Weslley Mtchaell – Assessor de Imprensa

Enviar mensagem
Precisa de ajuda?
Olá, tenho uma dúvida!