Moradora reclama da conta de água e Ícaro pede revisão da tarifa

Moradora reclama da conta de água e Ícaro pede revisão da tarifa

A revisão da tarifa de água foi solicitada por Ícaro via ofício à Águas de Sinop

A fatura ao lado, que passa de R$ 380, justifica a revolta e o desespero de uma moradora do bairro Parque das Araras. Tal valor refere-se ao suposto consumo de 38 metros cúbicos de água (R$ 183,76), ligação à rede de esgoto (R$ 12,36), juros e multas (que somam R$ 2,75), além da cobrança de 100% do valor da água (que é o método utilizado pela empresa Águas de Sinop, ainda que o morador não utilize a rede).

Porém, conforme revela o histórico de consumo dessa mesma fatura, entre os meses de janeiro e junho de 2017 o consumo de água variou entre 12 e 14 metros cúbicos. Já no mês seguinte, a leitura saltou para 38 metros cúbicos sem qualquer razão aparente. Ou seja, o valor da fatura mais que dobrou.

“Como eles cobram o dobro da água pelo serviço de esgoto, que inclusive eu nem estou utilizando e acho essa cobrança um absurdo, o que era ruim ficou pior. O valor da água, que vinha em torno de R$ 40, passou para R$ 180. Aí agora eles estão cobrando mais R$ 180 pelo esgoto. Eu não tenho condições de arcar com isso”, reclamou a consumidora.

Desde que essa fatura chegou, em julho de 2017, a moradora não pagou a conta e o fornecimento de água foi cortado. “Agora só estou utilizando a água do poço. A minha sorte é que eu tenho poço em casa, se não eu nem saberia o que fazer”, comentou.

De acordo com essa munícipe, em todas as oportunidades em que ela procurou a empresa Águas de Sinop só lhe foi oferecido a opção de parcelamento da dívida. “Só que eu não concordo com esse valor. Subiu muito de um mês para o outro! Por mais que eles parcelem a dívida eu não concordo com essa cobrança”, justificou.

Sem perspectiva de solucionar o problema diretamente com a empresa, a moradora procurou o gabinete do vereador Ícaro Francio Severo (PSDB). Ao tomar conhecimento do caso, o vereador encaminhou o Ofício nº 010/2019 à Águas de Sinop, explicando a situação e solicitando a revisão da fatura.

“Assim tenho agido com as demandas que nos chegam. Escuto o problema do morador, entendo o caso e busco cobrar as autoridades ou os setores responsáveis. Na oportunidade agradeço à população, por confiarem no meu trabalho, e digo que permaneço à disposição”, disse Ícaro.

Outras solicitações

Essa não é a primeira vez que Ícaro encaminha um pedido de revisão da fatura de consumidores. No início deste ano, por meio do Ofício nº 008/2019, o vereador solicitou à concessionária a revisão da fatura de uma moradora do bairro Daury Riva, que também contestava o valor da cobrança.

Conforme já divulgado, Ícaro também encaminhou outras demandas à Águas de Sinop.

Weslley Mtchaell – Assessor de Imprensa

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