Ícaro visita o CAPS e leva demandas ao secretário de Saúde

Ícaro visita o CAPS e leva demandas ao secretário de Saúde

Servidores do CAPS relataram necessidades e o secretário de Saúde sinalizou algumas providências

O vereador Ícaro Francio Severo (PSDB) conversou, na manhã de hoje (23), com o secretário municipal de Saúde, Gerson Danzer. Na oportunidade, o parlamentar protocolou o Ofício nº 049/2018 cobrando melhorias pontuais no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Sinop.

Ao visitar a unidade na última quinta-feira (18), o vereador foi informado da necessidade de consertar três aparelhos de ar-condicionado. Segundo uma servidora, dois deles não funcionam e o outro está gerando goteiras na parte interna do prédio.

O acesso à internet na unidade se dá, de maneira improvisada, por meio de um único modem USB. Ou seja, apenas um computador por vez pode estar conectado na internet. “Quando esse modem está sendo utilizado na sala da coordenação da unidade, para fazer algum registro de informação no sistema, por exemplo, a recepção fica impedida de consultar o número do SUS do paciente que chega. Ou então, é preciso parar tudo que se está fazendo em um lugar para emprestar o modem para outro setor”, relatou uma das funcionárias.

A aquisição de um forno para a cozinha do CAPS também foi uma das cobranças. Como a unidade disponibiliza lanches e alimentação aos pacientes, esse utensílio seria muito utilizado para preparar as refeições.

Estive na unidade para conversar e entender melhor as dificuldades que os pacientes e os servidores do CAPS encontram no dia a dia. Anotamos essas melhorias pontuais que precisam ser feitas e levamos até ao secretário de Saúde, que nos atendeu nessa manhã”, disse Ícaro.

Além dessas necessidades pontuais, os servidores falaram sobre a importância de elevar a atual unidade de CAPS I para CAPS II. Com isso, Sinop seria o quinto município do Estado a aportar uma unidade desse porte. Segundo eles, para que isso aconteça bastaria a incorporação de um psiquiatra no corpo de funcionários do CAPS de Sinop, que já é composta por: 3 técnicas de enfermagem, 3 assistentes administrativos, 2 psicólogos, 2 zeladoras, 2 cozinheiras, 2 seguranças, 2 estagiários, 2 enfermeiras, 2 médicos, 1 assistente social, 1 psicopedagoga e 1 motorista.

Ícaro lembrou que “por mais que a atual unidade já tenha uma capacidade de atendimentos de nível 2, formalizar esse credenciamento deve fazer com que o CAPS receba mais recursos federais e estaduais”.

Por fim, também foi relatado ao parlamentar que a mudança nos horários de expediente das secretarias e demais órgãos da administração direta, estabelecido pelo Decreto nº 169/2018 da Prefeitura, estaria prejudicando os atendimentos dos pacientes do CAPS.

Posicionamento do secretário

Durante a conversa com o vereador, Gerson informou que, no período de mudança do horário de expediente, colocou uma equipe para acompanhar as unidades e verificar se tal mudança prejudicaria os atendimentos. Além disso, disse que direcionou, desde ontem (22), mais dois servidores para o CAPS para reforçar a equipe, sendo uma enfermeira e um motorista.

Quanto aos aparelhos de ar-condicionado, o secretário relatou que um aparelho já está sendo instalado em uma sala que não havia. Também disse que, sobre aparelhos danificados, irá repassar à equipe responsável para que o problema seja solucionado.

Em relação à disponibilização do forno para a cozinha, Gerson disse que iria verificar a existência de alguma licitação para isso. Também cogitou a possibilidade de realizar uma compra direta. Sobre a disponibilização de internet, o gestor da Secretaria de Saúde não conseguiu passar uma resposta de imediato, já que se trata de um problema mais complexo.

Ainda segundo Gerson, o processo de credenciar a unidade na categoria 2 já está em estudo pela Secretaria de Saúde. No que diz respeito à localização do CAPS, o secretário também comentou que há a viabilidade de mudar para um outro endereço, desde que o prédio atenda às necessidades da unidade, que seja de fácil acesso e que não aumente os custos de locação.

Weslley Mtchaell – Assessor de Imprensa

Enviar mensagem
Precisa de ajuda?
Olá, tenho uma dúvida!