Ícaro visita Farmácia Regional e Escola do bairro Umuarama II

Ícaro visita Farmácia Regional e Escola do bairro Umuarama II

O vereador Ícaro Francio Severo (PSDB) visitou, na tarde de ontem (13), a Farmácia e Posto de Coleta Regional II, localizado no bairro Umuarama II. Logo após essa visita, também esteve na Escola Estadual Édina Dalabetta. Em ambos locais, Ícaro apurou as principais demandas.

De acordo com a coordenadora da Farmácia Regional II, Marcilene de Araújo Alves Barea, a principal demanda da unidade é a melhoria da internet. “Como o sinal da internet oscila muito, nós precisamos fazer anotações em papéis, cadernos e rascunhos para posteriormente lançar as informações no sistema”, comentou.

Ainda segundo a servidora, a internet é extremamente necessária para solicitar, a cada 15 dias, os medicamentos e insumos que precisam de reposição. Quando a unidade fica sem internet por um período considerável, essa comunicação entre a Farmácia Regional e o almoxarifado fica comprometida, o que faz com que, por vezes, o estoque daqueles medicamentos de maior procura fique defasado enquanto a reposição não é efetivada.

Com o incêndio da Farmácia Regional do bairro Jardim Jacarandás, em janeiro deste ano, toda a demanda dessa região (Jacarandás, Celeste, São Cristóvão e muitos outros) até o bairro Alto da Glória recaiu sob a responsabilidade da Farmácia Regional do Umuarama II. “Conforme disseram as servidoras, a unidade atende entre 150 e 180 pacientes por dia. Ou seja, é um fluxo grande de pessoas em busca de medicamentos”, disse Ícaro.

Outra demanda levantada é sobre a necessidade de divulgar os medicamentos controlados, muitas vezes de custo elevado, que são distribuídos pelas Farmácias Regionais. “Muitas pessoas pensam que as Farmácias Regionais distribuem apenas medicamentos básicos, como: dipirona, paracetamol, soro fisiológico. Porém, a rede pública distribui vários outros medicamentos”, informou Marcilene.

Diante das demandas apresentadas, Ícaro se comprometeu em cobrar as melhorias e levar as sugestões adiante. “Foi de grande valia conversar com as servidoras, conhecer a estrutura. Fomos bem recebidos e vamos cobrar essas demandas do Poder Executivo”, afirmou o vereador.

Escola Estadual

Ícaro visitou a Escola Estadual Édina Dalabetta, que fica nas proximidades da Farmácia Regional

Ícaro visitou a Escola Estadual Édina Dalabetta, que fica nas proximidades da Farmácia Regional

Já na visita à Escola Estadual Édina Dalabetta, Ícaro foi recebido pela secretária da unidade, Waldeise Ferreira Dantas Paiva. Para ela, a principal demanda é a construção de uma sede própria, já que desde 2012 a unidade mantém o atendimento em um prédio cedido pela Prefeitura de Sinop.

“A demanda aqui dessa região é muito grande, e não temos um prédio próprio. Estamos aqui desde 2012, nesse espaço cedido, e a cada vez que o prazo da cessão chega perto do fim ficamos apreensivos, sem saber se será renovado ou não”, destacou Waldeise.

Atualmente a E.E. Édina Dalabetta atende 320 alunos, com 14 turmas (7 no matutino e 7 no vespertino) do 1º ao 3º ano. O prédio é pequeno e não conta com quadra poliesportiva. “Fizemos uma festa e, com o recurso, compramos algumas tendas para tentar suprir essa demanda dos alunos. Ficamos num impasse porque o Estado não atende algumas demandas já que o prédio é do Município, e o Município também não faz algumas coisas porque a estrutura está cedida ao Estado”, lamentou.

Essa é a única unidade escolar que atende esse público na região de vários bairros populosos: Residencial Sabrina I (Vila Mariana, Vila Santana, Vila Lobos), Residencial Sabrina II (Vila América, Vila Juliana), além dos bairros Umuarama II, Novo Jardim, Boa Vista, Jardim Roma, Chácaras Monalisa e Sebastião de Matos I e II.

Ícaro irá encaminhar essas demandas, nas próximas sessões, por meio de indicação ao governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), e à secretária de Estado de Educação, Marioneide Angélica Kliemaschewsk.

Weslley Mtchaell – Assessor de Imprensa

Enviar mensagem
Precisa de ajuda?
Olá, tenho uma dúvida!