Ícaro acompanha o anúncio do Programa Internet para Todos

Ícaro acompanha o anúncio do Programa Internet para Todos

Sinop será beneficiada pelo Programa que tem por objetivo levar internet à lugares distantes, de difícil acesso ou em que o sinal chegue de maneira precária

O vereador Ícaro Francio Severo (PSDB) recepcionou, na última semana, o vice-governador de Mato Grosso, Carlos Fávaro (PSD). Em reunião na Prefeitura de Sinop, Fávaro anunciou o Programa “Internet para Todos”, que tem como propósito levar internet a lugares distantes, de difícil acesso ou em que o sinal chegue de maneira precária.

Conforme destacou Fávaro, muitos municípios não possuem acesso à internet, seja na área urbana ou rural. “Isso porque, na maioria das vezes, as empresas de fornecimento de internet não consideram economicamente viável levar esse serviço a cidades pequenas ou de baixo volume populacional”, explicou.

Entre as localidades cogitadas para aplicar o Internet para Todos em Sinop estão: Gleba Mercedes, Comunidade Selene, Camping Club, Alto da Glória, entre outros bairros e comunidades.

O Programa é divido em duas modalidades: Banda K, que é direcionada ao Exército, Aeronáutica e Marinha; e Banda G, que é direcionado à Educação (integração de escolas), Saúde (integração de hospitais, postos de saúde) e Acesso ao Cidadão.

Ícaro destacou a importância dessa integração dos órgãos, que será possibilitada pelo Programa. “Na área da saúde, o médico terá acesso a todo o prontuário médico daquele paciente. Caso a pessoa faça um exame em uma cidade e precise revelar o resultado com um especialista de outro município, por exemplo, tudo será mais rápido e fácil”, enfatizou.

A internet é disponibilizada à população da seguinte forma: um satélite emite o sinal para as antenas espalhadas pelos municípios beneficiados pelo Programa. Essa antena tem a capacidade de emitir internet num raio de um quilômetro, sendo que a área de abrangência pode ser aumentada com a instalação de outras antenas que repliquem o sinal.

O cidadão terá acesso à internet desde que esteja dentro desse raio de cobertura e desde instale uma antena receptadora do sinal. Depois disso, poderá usufruir a internet de boa qualidade pagando uma mensalidade de baixo custo, que deve custar aproximadamente R$ 10.

A operacionalização será de responsabilidade de empresas locais que estejam previamente cadastradas. Os valores praticados por essas empresas serão, obrigatoriamente, a baixo custo. Isso porque as empresas recebem garantias e isenções oferecidas pelo Governo Federal.

Para que Sinop seja beneficiada pelo Programa, será necessário que a Prefeitura realize os seguintes procedimentos: firmar um termo de adesão com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC); indicar as localidades que serão beneficiadas; providenciar o terreno para a instalação da antena, bem como garantir a segurança do local; e dispensar a cobrança de Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) junto à Câmara de Vereadores.

Em todo o país, foram investidos R$ 2,7 bilhões. O vice-governador destacou que Mato Grosso foi um dos primeiros estados da região Centro-Oeste a ser contemplado pelo Programa, sendo Sinop um dos 12 municípios beneficiados no Estado.

Weslley Mtchaell – Assessor Parlamentar

Enviar mensagem
Precisa de ajuda?
Olá, tenho uma dúvida!