Comissão de Saúde da Câmara busca informações sobre Coronavirus em Sinop

Comissão de Saúde da Câmara busca informações sobre Coronavirus em Sinop

Representando o Legislativo, a Comissão visitou hospital, laboratório de exames e a Secretaria Municipal de Saúde

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Sinop realizou várias visitas, na tarde de ontem (18) e na manhã de hoje (19), em busca de informações sobre o COVID-19 (coronavírus) no âmbito local.

Fazem parte da Comissão o presidente, Ícaro Francio Severo (sem partido), a relatora, Maria José da Saúde (MDB), e o membro, Professor Hedvaldo (PL). Os vereadores visitaram a Secretaria Municipal de Sinop, o Hospital e Maternidade Dois Pinheiros e o Laboratório Santa Mônica.

“Várias informações estão circulando em nossa cidade. Algumas dizendo que há casos confirmados em Sinop, outras dizendo que não. Diante disso, fomos atrás de informações oficiais das diretorias de hospitais, laboratórios e do próprio secretário municipal de Saúde”, disse Ícaro.

Os vereadores levantaram que, até às 10h30 de hoje (19), não havia nenhum caso suspeito ou confirmado de coronavírus em Sinop. Em todos os locais visitados, medidas de prevenção ao contágio e à propagação do vírus estão sendo adotadas: disponibilização de álcool em gel, limpezas periódicas dos ambientes e, em alguns casos, utilização de máscaras e luvas.

A Comissão enviou um ofício ao presidente da Câmara, Remídio Kuntz (PL), sugerindo o convite do médico e diretor do Hospital Dois Pinheiros, Dr. Jorge Yanai, e do médico infectologista, Dr. Ricardo Franco Pereira, para trazer informações à população na próxima sessão ordinária, que deve ser realizada na próxima segunda-feira (23).

Orientações e medidas adotadas pela Secretaria

A recomendação da Secretaria Municipal de Saúde é que o paciente – que estiver com sintomas semelhantes aos provocados pelo coronavírus – procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. Lá, o paciente passará por avaliação médica e, se o caso for suspeito, o médico encaminhará o paciente à UBS do bairro Jardim Paraíso para fazer a coleta do exame.

“A UBS do bairro Jardim Paraíso está preparada para realizar a coleta de exames daqueles pacientes que os médicos encaminharem com suspeita de coronavírus. Após a coleta, esse material será encaminhado para a análise do Laboratório Municipal de Análises Clínicas (Lamac)”, explicou o secretário municipal de Saúde, Kristian Barros.

Após o resultado do exame, se necessário realizar uma contraprova, o material é encaminhado ao Laboratório Central do Estado de Mato Grosso (Lacen-MT). Seguindo determinação do Governo Federal, casos diagnosticados como moderados ou graves deverão ser encaminhados ao Hospitais de Referência, que é o Hospital Regional de Sorriso – MT.

Para sanar dúvidas ou obter informações a respeito do coronavírus, a Secretaria disponibilizou dois números de telefone: (66) 9 9995-1782 e (66) 9 9215-5730. Um enfermeiro, devidamente treinado, estará à disposição para atender os munícipes via ligação ou WhatsApp.

Weslley Mtchaell – Assessor de Imprensa

Enviar mensagem
Precisa de ajuda?
Olá, tenho uma dúvida!