Centro de Referência em Hanseníase e Tuberculose passa a atender em novo endereço

Centro de Referência em Hanseníase e Tuberculose passa a atender em novo endereço

Ao visitar o prédio antigo do Centro de Referência, em dezembro de 2017, Ícaro constatou péssimas condições aos funcionários e pacientes

Depois de um ano atendendo pacientes em uma estrutura precária e improvisada, o Centro de Referência em Hanseníase e Tuberculose do município mudou de endereço. O local escolhido para sedear a unidade foi a antiga Unidade Básica de Saúde (UBS) Carlos Scholtão, situado na esquina da Avenida das Itaúbas com a Rua dos Eucaliptos.

As imagens falam por si só. O prédio antigo onde funcionava o Centro de Referência em Hanseníase e Tuberculose estava abandonado e sem nenhuma condição digna de acolher os pacientes”, relatou o vereador Ícaro Francio Severo (PSDB) após uma visita, em dezembro de 2017, à antiga sede da unidade.

Além de proporcionar melhores condições estruturais aos pacientes de 13 municípios da região, a equipe de atendimento foi ampliada, passando de um para quatro médicos. O secretário de Saúde, Arnaldo Castelan, explicou como funcionará o atendimento. “Os médicos atenderão duas vezes por semana e durante toda a semana a equipe de enfermagem estará à disposição”, informou.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, só em 2018 já foram diagnosticados 102 novos casos de hanseníase. “Esse dado é preocupante, ainda mais com a informação que tivemos de que toda a equipe de enfermagem do Centro está em processo de tratamento, por ter contraído as doenças durante os atendimentos”, pontuou o vereador Ícaro.

Por fim, Ícaro avaliou que, por mais que a unidade não esteja devidamente identificada – com o nome do Centro na fachada do prédio – e algumas salas estejam necessitando de reparos, o novo local irá melhorar significativamente o atendimento dos pacientes e fornecer melhores condições de trabalho aos servidores.

Weslley Mtchaell – Assessor Parlamentar

Enviar mensagem
Precisa de ajuda?
Olá, tenho uma dúvida!