Após coleta de assinaturas no Daury Riva, moradores reclamam de falta de água
Empresa Águas de Sinop alegou problema em equipamento. Moradores reclamaram a dificuldade em contatar a empresa e que informação foi repassada tardiamente
No último sábado (4), o vereador Ícaro Francio Severo (PSDB) esteve no bairro Daury Riva e coletou mais de 1,1 mil assinaturas para a petição que pede o fim da concessão dos serviços de água e esgoto em Sinop. Após encerrar os trabalhos, vários moradores entraram em contato (via telefone e página do Facebook) para reclamar a falta de água no bairro.
De acordo com alguns moradores, a falta d’água começou no sábado, por volta das 13h. A falta de abastecimento atingiu, no mesmo dia, outros bairros: Jardim Maria Vindilina, Residencial das Acácias, Residencial Novo Horizonte, Jardim Bougainville e Jardim Califórnia. Sem conseguir contato nos telefones disponibilizados pela Águas de Sinop, os moradores solicitaram alguma ajuda do vereador.
Na manhã de domingo (5), Ícaro esteve no Daury Riva e viu de perto a angústia das famílias. Através de quatro vídeos publicados em sua rede social, o vereador chamou a atenção para o problema e deu voz aos moradores.
No primeiro vídeo, o senhor José Aparecido aponta que a água está chegando sem pressão nos cavaletes. No segundo vídeo, o morador mostra que a água não possui força o suficiente para encher a caixa d’água e relata que buscou contato com a empresa, mas sem sucesso. Já no terceiro vídeo, Ícaro revela que a empresa alegou que uma bomba havia queimado. Na oportunidade, a empresa se comprometeu em sanar o problema até o final da tarde de domingo. José Aparecido ainda reclamou que a empresa não avisou os moradores do problema
O quarto vídeo mostra, novamente, o morador José Aparecido reclamando que a população tenta contato com a ouvidoria da empresa, mas que não são atendidos fora do horário comercial. Já na parte final do vídeo, mais três moradoras reclamam a falta d’água e reforçam que a empresa não avisou sobre o problema.
“Até podem acontecer problemas. Mas a população precisa ser informada! Nesse caso, os moradores ficaram desde às 13h de sábado até as 11h30 de domingo sem serem informados do problema. E essa informação, inclusive, só foi passada aos moradores quando recebemos um comunicado oficial da empresa via Whatsapp. Sem conseguirem contato com a ouvidoria no final de semana, eles ficaram perdidos, sem saberem o que estava acontecendo e sem conseguirem um amparo da empresa”, apontou Ícaro.
O único contato com a empresa realizado com sucesso, através da ouvidoria, ocorreu às 14h01 do domingo. Sem solucionar o problema no prazo prometido – final da tarde de domingo – o morador José Aparecido tentou contato com a empresa às 22h46, mas novamente não encontrou ninguém do outro lado da linha.
Somente na manhã de hoje (6) o morador conseguiu falar com a ouvidoria e solicitar a resolução do problema, que resultou na falta de água desde a tarde de sábado. Às 7h21 a empresa compareceu no endereço de José Aparecido e iniciou os devidos consertos.
Durante a 37ª Sessão Ordinária, Ícaro sugeriu a necessidade de ser implantado um plantão de atendimento 24h. “Ou, pelo menos, colocarem um sistema de gravação, que identifique a pessoa e o problema. Para que a empresa retorne o mais rápido possível e verifique o problema. A Águas de Sinop pode facilitar a vida das pessoas!”, finalizou.
Para reclamações à Águas de Sinop, ligue para 0800 647 6060.
Weslley Mtchaell – Assessor Parlamentar